Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Eleições 2022: TSE define regras para o dia da votação

A Corte fixou a uniformização do horário de encerramento e início da votação, que deverá ser encerrada no horário oficial de Brasília
Eleições 2022: TSE define regras para o dia da votação
Foto: Danilo M Yoshioka/Futura Press/Folhapress

O Tribunal Superior Eleitoral já definiu algumas regras para o dia das eleições. O primeiro turno, por exemplo, está marcado para 2 de outubro e um eventual segundo turno será no dia 30 do mesmo mês. 

Como mostramos, a Corte fixou a uniformização do horário de início e de encerramento da votação das eleições. As eleições, portanto, começarão e se encerrarão no horário oficial de Brasília em todo o país. 

Assim, os estados com fuso horário terão que se adaptar. No caso do Acre, que tem duas horas de diferença da capital, a votação começará duas horas mais cedo, às 6h, e terminará às 15h. No arquipélago de Fernando de Noronha, com uma hora a mais, a votação começará uma hora mais tarde, às 9h, e terminará às 18h.

Já nos estados com uma hora a menos que o horário de Brasília, como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará, a votação vai acontecer entre 7h e 16h.

Na hora do voto, o eleitor deverá indicar a preferência pelos candidatos, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente. Ao escolher cada um, aparecerá no painel da urna o nome e fotografia da candidata ou do candidato, acompanhado da sigla do partido político e o respectivo cargo disputado. Depois, é só confirmar.

Na cabine de votação, segundo regras estabelecidas pelo TSE, é proibido entrar com celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de rádio ou qualquer outro instrumento que comprometa o sigilo do voto. Caso possua algum desses aparelhos, o eleitor deverá desligá-lo ou guardá-lo.

O recebimento dos votos terminará às 17h, desde que não haja pessoas na fila de votação. Na hipótese de isso ocorrer, o mesário fará a identificação e distribuirá senhas, que deverão ser entregues a partir do último da fila. A votação ocorrerá de acordo com a ordem decrescente das senhas distribuídas, até que a última pessoa vote.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....