Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Guerra na Ucrânia: Anistia Internacional acusa Kiev de expor civis a perigo

Dentre as denúncias da ONG, estão o uso de escolas e hospitais como bases militares e a condução de ataques bélicos a partir de regiões populosas
Guerra na Ucrânia: Anistia Internacional acusa Kiev de expor civis a perigo
Reprodução/Youtube

A ONG Anistia Internacional publicou, na quinta-feira (4), um relatório em que denuncia o governo da Ucrânia de possíveis crimes de guerra no contexto da invasão russa, que avança pelo país desde fevereiro deste ano.

Dentre as denúncias, estão o uso de escolas e hospitais como bases militares e a condução de ataques bélicos a partir de regiões populosas.

“Essas técnicas de combate violam o direito internacional humanitário e expõem gravemente a perigo a população civil, porque elas transformam bens civis em alvos militares, disse a ONG, em comunicado emitido também nessa quinta-feira.

“Nós documentamos uma tendência das tropas ucranianas em expor a perigo os civis e em violar leis da guerra visto que [as tropas] operam em regiões populosas, acrescentou.

O Artigo 8 do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, que define crimes de guerra no direito internacional, lista uma série de violações.

Dentre essas, está “utilizar a presença de um civil ou outra pessoa protegida para tornar certos pontos, áreas ou forças militares imunes a operações militares”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a Anistia Internacional.

“A agressão ao nosso Estado é injustificada, invasiva e terrorista. Se alguém escreve um relatório em que a vítima e o agressor são de alguma forma colocados em pé de igualdade, se alguns dados sobre a vítima são analisados ​​e as ações do agressor ignoradas, isso não pode ser tolerado, disse.

A vice-ministra da Defesa ucraniano, Hanna Maliar, afirmou que Kiev “conduz regularmente evacuações de civis de áreas de conflito”, mas muitos não querem ou não irão se retirar.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....