Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Calote da Rússia é iminente, diz agência Fitch

Empresa de classificação de risco já havia rebaixado a nota de crédito do país para "lixo" após as sanções provocadas pela invasão da Ucrânia
Calote da Rússia é iminente, diz agência Fitch
Foto: Romi Lado/Pixabay

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota da Rússia de “B” para “C” nesta terça-feira (8), afirmando que um calote da dívida russa é iminente, informa a agência Reuters.

Tanto a agência quando a Moody’s, uma de suas principais concorrentes, já haviam decidido na quinta-feira (3) rebaixar a nota de crédito da Rússia em seis níveis de uma vez, para “junk” (“lixo”) —ou seja, já consideravam ser grande a possibilidade de um calote do país.

Na avaliação da Fitch, o aumento das sanções contra o regime de Vladimir Putin em razão da invasão da Ucrânia aumentam a probabilidade de uma resposta política que inclua, pelo menos, o “não pagamento seletivo” das obrigações de dívida soberana do país.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a proibição da importação de petróleo russo, mesmo com o risco de a medida provocar alta no preço dos combustíveis, e afirmou que a ação “será um golpe na economia de Putin”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....