Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

TSE disponibiliza consulta às pesquisas eleitorais registradas neste ano

Desde 1º de janeiro, as entidades e empresas que realizam são obrigadas a registrá-las no sistema até cinco dias antes da divulgação
TSE disponibiliza consulta às pesquisas eleitorais registradas neste ano
Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE.

A nove meses das eleições deste ano, quem quiser saber como estão as pesquisas eleitorais poderá consultá-las no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), no site do Tribunal Superior Eleitoral

Na página, poderão ser encontrados, por exemplo, detalhes sobre a pesquisa, como a empresa que a realizou, estatísticas sobre o público entrevistado e a metodologia utilizada.

Como mostramos, desde 1º de janeiro as entidades e empresas que realizarem pesquisas eleitorais são obrigadas a registrá-las no sistema até cinco dias antes da divulgação. Apesar da necessidade do registro da pesquisa, não existe a obrigatoriedade de divulgação dos resultados.

O pedido de registro deve ser acompanhado de informações de quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; e plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.

Na prática, o interessado nas pesquisas pode obter informações como número de registro; período em que foi realizado o estudo; margem de erro; nível de confiança; quantidade de entrevistas; nome da entidade que fez o levantamento; e, se for o caso, de quem a contratou.

Segundo o TSE, a medida é importante para, por exemplo, evitar fake news sobre as candidaturas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....