Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Kataguiri: após visita a hospital federal no Rio, deputados vão analisar 17 contratos

Comitiva da Comissão de Fiscalização da Câmara teve escolta da Polícia Federal
Kataguiri: após visita a hospital federal no Rio, deputados vão analisar 17 contratos
Reprodução/O Antagonista

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) disse nesta sexta (3) que a comitiva que visitou o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio, encontrou mais contratos com dispensa de licitação do que conhecia antes, e que “no mínimo, a gente tem uma improbidade administrativa sendo discutida aqui”.

“A gente chegou lá com alguns indícios de irregularidades em quatro contratos que foram firmados por dispensa de licitação (…) a gente voltou com 17 contratos com dispensa de licitação e com mais convicção ainda de que há irregularidades, sim, nos contratos de limpeza, nos contratos de segurança e nos contratos também recentemente firmados de climatização e de auxílio administrativo”, disse Kataguiri, em entrevista a O Antagonista. “No mínimo, a gente tem uma improbidade administrativa sendo discutida aqui”.

“Foram aí mais de R$ 130 milhões em contratos firmados desde 2012 até hoje dispensando em caráter emergencial. Você tem limpeza, por exemplo, contratada em caráter emergencial já há 10 anos pelo hospital, ou seja, há 10 anos que é uma emergência contratar e recontratar o serviço de limpeza e não se inicia um processo licitatório”, acrescentou o deputado.

Hoje, uma comitiva de quatro deputados da Comissão de Fiscalização da Câmara visitou o hospital federal, após requerimento de autoria de Kataguiri. Dos quatro, um é do Rio de Janeiro: Aureo Ribeiro (Solidariedade). O grupo teve escolta da Polícia Federal. Em fevereiro de 2019, o então ministro Gustavo Bebianno (já falecido) disse que uma equipe do governo foi ameaçada no hospital.

Os hospitais federais do Rio chegaram a ser discutidos na CPI da Pandemia no Senado, e foram citados no depoimento de Wilson Witzel, mas o assunto não consta do relatório final.

Assista:

Leia mais:

Mais de 1 ano após anúncio de reformas, hospitais federais do RJ ainda não enviaram propostas

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....