Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Tebet é o nome da Terceira Via? Não tão rápido...

Se acordos estaduais importantes fracassarem, a coligação de MDB, PSDB e Cidadania pode não sair. Essa é a lei oculta das eleições brasileiras: candidaturas presidenciais dependem de interesses regionais, e não o contrário
Tebet é o nome da Terceira Via? Não tão rápido…
Divulgação/MDB

João Doria desistiu de disputar a presidência e isso, sem dúvida nenhuma, aumenta as chances de Simone Tebet ser a candidata daquilo que já se chamou Terceira Via, e agora representa, mais modestamente, a aliança de três partidos: MDB, PSDB e Cidadania. A história, no entanto, ainda não chegou ao fim.

Quem prestou atenção nas palavras de Bruno Araújo, o presidente do PSDB, logo depois de Doria retirar o seu time de campo, sabe que ele não garantiu que a emedebista receberá o apoio dos tucanos. Ele condicionou esse desfecho a novas negociações – sobretudo sobre chapas nos Estados.

Araújo já vem conversando há tempos sobre esse assunto com Baleia Rossi, o presidente do MDB. Há tratos encaminhados. Mas se acordos estaduais importantes fracassarem, a coligação para a corrida presidencial pode não sair. Essa é a lei oculta das eleições brasileiras: candidaturas presidenciais dependem de interesses regionais, e não o contrário.

Caciques do PSDB acreditam que existe uma alternativa melhor do que entrar no barco de Tebet. Para eles, uma candidatura própria que não padeça da mesma rejeição que derrubava Doria, seria a solução mais confortável. O nome de Eduardo Leite ainda é mencionado em voz baixa. A ideia de ressuscitar sua candidatura não foi completamente abandonada. Mas esse movimento ocorreria bem mais tarde, já perto da convenção partidária. 

Quem acha que a candidatura única do centro saiu finalmente do papel, faz bem em ter um pouco de cautela. As chances aumentaram, e parecem convergir para Simone Tebet. Mas ainda existe a possibilidade de MDB e PSDB concorrerem separados, cada um em sua raia.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....