Quanto custa a liberdade de imprensa Quanto custa a liberdade de imprensa
O Antagonista

Quanto custa a liberdade de imprensa

avatar
André Marsiglia Santos
3 minutos de leitura 17.10.2021 13:00 comentários
Opinião

Quanto custa a liberdade de imprensa

Todo santo dia abro os jornais e alguém me diz que a liberdade de imprensa tem limite e precisa ser exercida com responsabilidade. Cada um enxerga diferente o que é responsabilidade, cada hora uma rédea mais curta que a outra para o limite, o judiciário...

avatar
André Marsiglia Santos
3 minutos de leitura 17.10.2021 13:00 comentários 0
Quanto custa a liberdade de imprensa
imprensa

Todo santo dia abro os jornais e alguém me diz que a liberdade de imprensa tem limite e precisa ser exercida com responsabilidade.

Cada um enxerga diferente o que é responsabilidade, cada hora uma rédea mais curta que a outra para o limite, o judiciário hesita.

Os periódicos ouvem especialistas, articulistas se esmeram com citações empoladas, todos louvam a expressão livre como um valor democrático, no entanto, em algum momento, sempre carcam um “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “desde que”, e o resultado é que muito e de qualquer jeito se fala dos limites, nada se fala da liberdade.

Uma cantilena chata pra dedéu.

Tem uma coisa bem infantil e autoritária nessa forma de encarar o tema, algo que me remete às recomendações dos pais na adolescência, na época das primeiras festinhas. Podíamos ir, éramos livres, mas havia tantos senões que chegávamos amedrontados, curtíamos murchos, e voltávamos para casa aliviados.

Dá preguiça exercer uma liberdade tão instável e volúvel.

E não é só preguiça. Esse é o ponto central da questão. Dá também prejuízo. Há uma consequência econômica em serem impostos limites muito estreitos à expressão.

Recentemente, uma big tech declarou expressamente seu desinteresse em estar próxima ao jornalismo brasileiro. É também conhecida a resistência das grandes plataformas remunerarem veículos de comunicação pela divulgação de seus conteúdos, e uma das razões é a possibilidade de a relação comercial declarada acarretar às plataformas responsabilidade jurídica pela informação que fazem circular.

Investir no jornalismo, que tem como matéria-prima o exercício de uma liberdade suscetível a tantos limites, com fronteiras tão pouco claras, não há dúvida, é arriscado.

O risco inibe investimentos, e a ausência de investimentos faz com que o jornalismo no Brasil se divida entre os muito amadores, que desconhecem  seus riscos; e os muito profissionais, que os podem bancar.

No meio do caminho, ninguém. E, claro, no longo prazo, apenas os estruturados sobrevivem, impedindo a propalada democratização das mídias.

A garantia de exercício pleno da expressão é mais do que um termômetro democrático, é uma condição de viabilidade do jornalismo enquanto negócio que se reinventa, e ainda engatinha no universo digital.

Eu diria que o único limite aceitável à expressão é quando ela deixa de ser discurso para se tornar ação real e concreta – como no episódio da ridícula invasão ao Capitólio, durante o processo eleitoral norte-americano –, ou quando pelo discurso se prega a extinção do outro, ou do debate com o outro.

Ou seja, o discurso deve estar protegido enquanto for discurso e intencionar o debate. No mais, qualquer limite imposto entendo ser uma arbitrariedade.

E uma arbitrariedade que tem desestimulado e dificultado de forma contundente o desenvolvimento da atividade jornalística no país, resultando na proliferação daquilo que está à margem: fake news, robôs e grupos de tias do WhatsApp.

O bizarro é que esse restolho que está à margem, embora surja das lacunas do jornalismo, massacrado pelas dificuldades proporcionadas por nossa hesitante liberdade de imprensa, também é a grande inspiração dos que reforçam as incertezas sobre o tema, e me fazem ler todo santo dia nos jornais que a liberdade de imprensa tem limite e precisa ser exercida com responsabilidade.

André Marsiglia Santos é advogado constitucionalista e Articulista. Atua com Liberdades de expressão e de imprensa.

Twitter (@marsiglia_andre)

LinkedIn (André Marsiglia Santos).

Esportes

Começou a Série B do Brasileirão 2024: confira os primeiros jogos

20.04.2024 07:00 3 minutos de leitura
Visualizar

Confira o novo calendário Bolsa Família 2024: datas e dicas essenciais

Visualizar

Concurso de Técnico de Enfermagem em Guarapuava prossegue após decisão judicial favorável

Visualizar

INSS 2024: saiba tudo sobre a antecipação do 13º para aposentados

Visualizar

Imposto de Renda 2024: novidades e declaração pré-preenchida

Visualizar

PIS/Pasep: pagamentos de Abril iniciados, veja calendário e requisitos

Visualizar

Tags relacionadas

André Marsiglia Santos Big Tech jornalismo Judiciário liberdade de imprensa
< Notícia Anterior

Bill Clinton recebe alta

17.10.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Eduardo Leite: “Negar participação em debate é coisa do bolsonarismo”

17.10.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

André Marsiglia Santos

André Marsiglia Santos é advogado constitucionalista especializado em liberdades de expressão e de imprensa. Membro da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP, e da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Consultor Jurídico da Associação Nacional de Editores (ANER) e membro da 4ª câmara de julgamento do Conselho de Ética do CONAR. Idealizador da L+: Speech and Press e sócio do Lourival J Santos Advogados.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Petismo entrega Janones à vingança do Bolsonarismo

Petismo entrega Janones à vingança do Bolsonarismo

Madeleine Lacsko
19.04.2024 19:14 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: O paradoxo da censura

Josias Teófilo na Crusoé: O paradoxo da censura

19.04.2024 15:57 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ivan Sant'Anna na Crusoé: Guerra Fria — segunda versão

Ivan Sant'Anna na Crusoé: Guerra Fria — segunda versão

19.04.2024 15:48 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Letícia Barros na Crusoé: As ameaças dos piratas do mundo real

Letícia Barros na Crusoé: As ameaças dos piratas do mundo real

19.04.2024 14:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.