O orçamento secreto já comprou Lula? O orçamento secreto já comprou Lula?
O Antagonista

O orçamento secreto já comprou Lula?

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 28.11.2022 14:31 comentários
Opinião

O orçamento secreto já comprou Lula?

Na campanha, Lula prometeu acabar com o orçamento secreto. Chamou de "excrescência" o uso discricionário pelo Congresso de bilhões de reais -- em três anos, teriam sido mais de R$ 64 bilhões -- sem qualquer transparência ou prestação de contas. Hoje, José Guimarães disse que o PT anunciará apoio à reeleição de Arthur Lira; o que, na prática, significa endossar a excrescência, marca da gestão do presidente da Câmara...

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 28.11.2022 14:31 comentários 0
O orçamento secreto já comprou Lula?
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Na campanha, Lula prometeu acabar com o orçamento secreto. Chamou de “excrescência” o uso discricionário pelo Congresso de bilhões de reais — em três anos, teriam sido mais de R$ 64 bilhões — sem qualquer transparência ou prestação de contas. Hoje, José Guimarães disse que o PT anunciará apoio à reeleição de Arthur Lira; o que, na prática, significa endossar a excrescência, marca da gestão do presidente da Câmara.

Claro que o apoio deve viabilizar a aprovação da PEC da Gastança, mas há uma série de perguntas que precisam ser feitas. Por que diabos se está discutindo eleição para o comando do Legislativo dois meses antes do prazo? Por que diabos se está discutindo uma PEC, entregando de mão beijada o destino do futuro governo a um Congresso em final de legislatura? Por que diabos Lula ainda não indicou seus ministros, nem mesmo o da Fazenda?

Ninguém do governo ou da oposição me parece ter a resposta. Jaques Wagner alertou sobre a urgência de se nomear logo o ministro da Fazenda e foi desautorizado publicamente por Gleisi Hoffmann. Fernando Haddad foi afagar banqueiros, depois que o mercado reagiu mal a declarações de Lula sobre responsabilidade fiscal.

Está tudo muito estranho. O presidente eleito deixou a coordenação da transição nas mãos de Geraldo Alckmin para viajar com Janja mundo afora. Hoje desembarcou em Brasília, pela segunda vez em quase um mês. A história é testemunha de que Lula nunca gostou muito de trabalhar, mas não dá para terceirizar decisões estratégicas sobre a formação do futuro governo, sob o risco de se comprometer o próprio futuro desse governo.

Talvez o petista esteja cansado ou tenha perdido o traquejo para a política.

Explico. Mais cedo, ele telefonou para Baleia Rossi (MDB) para pedir uma conversa com o MDB, partido que não integrou a ‘frente ampla’ lulista e que não pretende aderir à base do governo, apesar das preferências pessoais de Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eunício Oliveira e até da neolulista Simone Tebet.

Enquanto Lula divide seu tempo entre viagens e exames no Sírio Libanês, Alckmin mantém conversas paralelas em padarias de Brasília. Numa delas, como revelou a repórter Júlia Schiaffarino, o interlocutor do ex-tucano foi identificado como o também ex-tucano Danilo Forte (União Brasil), hoje aliado de Lira.

Quem acompanha a política de Brasília há mais de duas décadas tende a desconfiar de encontros fortuitos numa cidade sem esquinas. Assim como não existem coincidências na política, tampouco acredito em ex-tucanos. Até poucas semanas atrás, esse mesmo interlocutor de Alckmin integrava conversas do União Brasil com PSDB, Podemos e MDB sobre o futuro da oposição, leia-se reeleição de Arthur Lira e manutenção do orçamento secreto. Sem esquecer o PSD de Kassab, braço-direito de Tarcísio de Freitas, algoz de Fernando Haddad, e padrinho político de Domingos Neto, o primeiro relator do… orçamento secreto.

É a força dos esquemas sub-republicanos.

Desse jeito, não haverá o prometido terceiro mandato de Lula, mas um governo tutelado pelo Centrão, repetindo, com apoio dos petistas, a fórmula que dobrou os joelhos de Jair Bolsonaro e cuja semente foi plantada no impeachment de Dilma. Partidos e políticos se repetem, agora como farsa.

Brasil

Confira line-up do rock in rio 2024

19.05.2024 22:00 3 minutos de leitura
Visualizar

Empresas de consultoria meteorológica ganham mercado

Visualizar

Uber no Brasil completa 10 anos

Visualizar

Protestos em Porto Alegre incendeiam dois ônibus com coquetéis molotov

Visualizar

Expectativa de vida aumenta até 2050

Visualizar

Quem são os maiores bilionários do Reino Unido?

Visualizar

Tags relacionadas

Geraldo Alckmin governo de transição José Guimarães Lula MDB orçamento secreto Partido dos Trabalhadores (PT) PSDB
< Notícia Anterior

Após ataques no ES, atirador almoçou com pais e foi para casa de praia

28.11.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Com gol de Casemiro, Brasil vence a Suíça por 1 a 0

28.11.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Orlando Tosetto na Crusoé: Governo, seu lindo

Orlando Tosetto na Crusoé: Governo, seu lindo

17.05.2024 15:55 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: A iniciativa privada e o Estado

Josias Teófilo na Crusoé: A iniciativa privada e o Estado

17.05.2024 14:38 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: Um chamado para nos arrancar da lama

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Um chamado para nos arrancar da lama

10.05.2024 14:18 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Madeleine Lacsko
03.05.2024 20:52 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.