Foi você que soltou Lula, Flávio Foi você que soltou Lula, Flávio
O Antagonista

Foi você que soltou Lula, Flávio

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 22.02.2022 15:42 comentários
Opinião

Foi você que soltou Lula, Flávio

Flávio Bolsonaro, o senador das rachadinhas, publicou hoje um artigo na Folha que deveria fazer corá-lo de vergonha, tivesse ele um grama desse sentimento que, ao fim e ao cabo, é homenagem ao outro e a si próprio. O artigo intitula-se, simplesmente, Moro soltou Lula. Já pelo título seria dispensável lê-lo, porque está claro qual é, digamos, a tese: a de que o ex-juiz da Lava Jato descumpriu a lei nos processos do chefão petista que julgou e, assim, levou o STF a declarar a sua suspeição e anular as condenações...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 22.02.2022 15:42 comentários 0
Foi você que soltou Lula, Flávio
Foto: Pedro França/Agência Senado

Flávio Bolsonaro (foto), o senador das rachadinhas, publicou hoje um artigo na Folha que deveria fazer corá-lo de vergonha, tivesse ele um grama desse sentimento que, ao fim e ao cabo, é homenagem ao outro e a si próprio. O artigo intitula-se, simplesmente, Moro soltou Lula. Já pelo título seria dispensável lê-lo, porque está claro qual é, digamos, a tese: a de que o ex-juiz da Lava Jato descumpriu a lei nos processos do chefão petista que julgou e, assim, levou o STF a declarar a sua suspeição e anular as condenações. No país do se colar, colou, porém, é bom ser didático.

Diz o senador das rachadinhas:

“Lula foi condenado, com provas, em primeira e segunda instâncias, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. Era só Moro ter cumprido a lei que a Suprema Corte não seria obrigada a reconhecer seus abusos de autoridade e suas combinações nefastas e ilegais com integrantes do Ministério Público Federal e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que levaram à anulação dos processos em que julgou Lula.”

A marotice dessa frase é de um primarismo que eu diria miliciano: elimina a lógica para cancelar o CPF do adversário. Quem era a primeira instância que condenou Lula com provas e cuja decisão foi confirmada pela segunda instância e os tribunais superiores? Sergio Moro. Mas o senador das rachadinhas omite comicamente o nome do ex-juiz, para citá-lo logo na sequência, quando compra (e vende) de maneira oportunista a historieta de que Sergio Moro cometeu ilegalidades, juntamente com integrantes do Ministério Público e do Coaf, a fim de despachar Lula para a cadeia — supostas ilegalidades que, houvesse alguma lógica pelo menos interna no artigo, deveriam fazer com que Flávio afirmasse que Lula se viu condenado sem provas legais. A historieta comprada pelo senador das rachadinhas foi baseada em mensagens roubadas por hackers, não periciadas e submetidas a interpretações de texto bastante convenientes para o chefão petista. Mas isso os Bolsonaro não mostram mais. Mudaram de ideia depois que Sergio Moro saiu do governo, denunciando a interferência política na Polícia Federal exigida por Jair Bolsonaro, para livrar de apuros, ora vejam só, o senador das rachadinhas, principalmente. Aliás, a referência ao Coaf no artigo dá uma bandeira danada. Como o órgão produziu relatórios sobre as estranhezas financeiras de Flávio Bolsonaro, ele aproveita para vingar-se.

Não precisava, Flávio. Em novembro último, a Segunda Turma do STF, a mesma que livrou a cara de Lula, jogou fora todo o trabalho que o Coaf e o Ministério Público fizeram sobre a sua movimentada vida bancária, sob a justificativa de que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras não pode produzir, a pedido de procuradores ou policiais, relatórios de inteligência financeira contra um suspeito que ainda não foi incluído formalmente em procedimento investigatório — o que é curiosíssimo, uma vez que, para um cidadão ser incluído formalmente em procedimento investigatório, é preciso que haja indícios concretos que apontam para o cometimento de um crime. Mas, no Brasil, há cidadãos e cidadãos. E, entre os de primeira classe, figuram Lula e Flávio Bolsonaro, ambos gozando das benesses oferecidas pela defesa intransigente do Estado de Dinheiro.

Ao contrário do que diz o senador das rachadinhas no artigo assinado por ele, não foi Sergio Moro que acabou com a Lava Jato. Ele contava com provas válidas, obtidas legalmente, como reconhece Flávio Bolsonaro, que depois se desmente no seu primarismo de quem elimina a lógica para cancelar o CPF do adversário. Quem acabou com a Lava Jato foi o petismo aliado ao bolsonarismo, com a participação especial do tucanismo — que viu nas ameaças de Jair Bolsonaro contra o STF um ótimo pretexto para recolocar no jogo o chefão petista e quase todo mundo da política pego pela operação. O bolsopetismo soltou Lula e o bolsopetismo poderá eleger Lula. Para resumir, foi você que soltou o chefão petista, Flávio, e tudo começou antes de o seu pai ser empossado, quando vieram à tona os rolos em que você se meteu.

Leia aqui a entrevista que Flávio Bolsonaro deu à Crusoé neste mês 

Esportes

Gil desfalca o Santos contra o Amazonas pelo Brasileirão da série B

10.05.2024 22:30 2 minutos de leitura
Visualizar

União Brasil defende prefeito atacado por Lula: “Usou evento como palanque”

Visualizar

Uruguai também luta contra enchentes catastróficas

Visualizar

Seleção Brasileira Feminina é convocada para amistosos contra a Jamaica

Visualizar

Ministério notifica Amazon e Mercado Livre por venda de celulares contrabandeados

Visualizar

Cármen Lúcia será a relatora do inquérito das fake news sobre enchentes no RS

Visualizar

Tags relacionadas

anulação das condenações artigo Coaf condenações de Lula Flávio Bolsonaro folha Jair Bolsonaro Lava Jato Lula Mario Sabino Ministério Público O Antagonista Sergio Moro STF
< Notícia Anterior

Bancada da Bala vai tentar usar projeto que libera jogatina para garantir piso a policiais

22.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Síria apoia Putin e reconhece independência de regiões separatistas da Ucrânia

22.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Mario Sabino

Mario Sabino é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi redator-chefe da revista Veja.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Um chamado para nos arrancar da lama

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Um chamado para nos arrancar da lama

10.05.2024 14:18 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Madeleine Lacsko
03.05.2024 20:52 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: A intifada universitária não salva crianças em Gaza

Jerônimo Teixeira na Crusoé: A intifada universitária não salva crianças em Gaza

03.05.2024 15:49 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula complica Boulos e mete o TSE numa saia justíssima

Lula complica Boulos e mete o TSE numa saia justíssima

Madeleine Lacsko
02.05.2024 21:15 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.