A quem interessa manter Bolsonaro no Planalto A quem interessa manter Bolsonaro no Planalto
O Antagonista

A quem interessa manter Bolsonaro no Planalto

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 24.08.2021 11:39 comentários
Opinião

A quem interessa manter Bolsonaro no Planalto

A leitura dos jornais e sites dá a impressão de que o Brasil se encontra às vésperas de uma guerra civil. As manifestações dos bolsonaristas, marcadas para 7 de setembro, estão sendo vistas como uma ameaça concreta às instituições -- tão concreta que se teme que os aloprados transformem em realidade a invasão do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, como preconizam policiais militares nas redes sociais. Para completar o quadro que se afigura tenebrosas aos olhos de muitos, Jair Bolsonaro e seus acólitos continuam açulando os seus seguidores...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 24.08.2021 11:39 comentários 0
A quem interessa manter Bolsonaro no Planalto
Reprodução: Facebook/Jair Bolsonaro

A leitura dos jornais e sites dá a impressão de que o Brasil se encontra às vésperas de uma guerra civil ou de um golpe militar. As manifestações dos bolsonaristas, marcadas para 7 de setembro, estão sendo vistas como uma ameaça concreta às instituições — tão concreta que se teme que os aloprados transformem em realidade a invasão do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, como preconizam policiais militares nas redes sociais. Para completar o quadro que se afigura tenebroso aos olhos de muitos, Jair Bolsonaro e seus acólitos continuam açulando os seus seguidores.

Posso estar quadradamente enganado, mas tendo a crer, assim como o vice-presidente Hamilton Mourão, que se trata de “fogo de palha. O fato é que, com exceção daqueles episódios nos quais um grupelho comandado pela tal Sara Winter tentou invadir o Congresso e atirou fogos contra o STF, os atos de massa bolsonaristas foram até agora pacíficos, num contraste entre o discurso e a ação — ao contrário de alguns atos da esquerda, que degeneraram em vandalizações de lojas e bancos. Seja como for, não é porque não ocorreu que não poderá ocorrer. Sempre é bom tomar cuidado com maluco.

Cada vez mais próximo da derrota eleitoral no ano que vem, Jair Bolsonaro procura marcar território, para manter-se como sombra política capaz de ainda causar apreensão. A principal preocupação do presidente da República é se tornar inelegível e até mesmo ir para a cadeia quando se tornar ex-presidente da República — e, para tanto, quer contar com uma massa de apoiadores permanentemente mobilizada em torno do “Mito“. Não deu certo com Lula, que acabou preso pela Lava Jato, mas a esta altura não resta outro caminho a Jair Bolsonaro, inclusive porque ele não contará com o beneplácito da Justiça lá adiante, assim como ocorreu como o chefão petista, se porventura os processos contra ele prosseguirem sem as paralisações de praxe, em especial os oriundos da CPI da Covid.

A pergunta a se fazer é se tem de ser assim: manter o elemento na Presidência da República, para nãovitimizá-loainda mais com o impeachment, como se ouve em Brasília. Ora, se há uma vítima cada vez mais evidente aqui é o país, que sofreu mortalmente com os desmandos no enfrentamento da Covid e, agora, com uma inflação que já é galopante no índice real, o do bolso dos cidadãos. Qual é o problema de Jair Bolsonaro se vitimizar ainda mais? O de distúrbios de rua incontroláveis? Francamente, deveríamos ter aprendido algo com o episódio de Lula tentando escudar-se nos seus próprios aloprados, em abril de 2018, para não ser preso pela Polícia Federal. E se o receio existe hoje, com mostra o noticiário sobre o 7 de setembro bolsonarista, por que deixar para o eleitor a tarefa de tirar um golpista do Palácio do Planalto? O impeachment é um instrumento perfeitamente constitucional e Jair Bolsonaro já faz por merecê-lo bem mais do que os outros dois presidentes que sofreram impedimento. Toda e qualquer tentativa de diálogo com esse senhor destina-se a fracasso, uma vez que também não há diferença entre persona e pessoa real no caso dele.

A manutenção de Jair Bolsonaro na Presidência da República, não importa os motivos apontados em Brasília, só interessa ao Centrão fisiológico e corrupto, que avança sobre a carcaça de um governo que já morreu, aos que fazem cálculos eleitoreiros, visando a enfrentar um candidato à reeleição exangue e, não menos importante, aos liberticidas. É preocupante como, a pretexto de enfrentar a retórica golpista de Jair Bolsonaro e os seus acólitos, ministros do Judiciário avançam contra a liberdade de expressão, misturando alhos e bugalhos. O circo vem sendo armado, por exemplo, para a criação de um Conselho Federal de Jornalismo, nos moldes desejados pelo PT, no primeiro mandato de Lula, para amordaçar a imprensa independente. E sabe-se se lá se não tirarão da cartola — ou do bolso de uma toga — um órgão oficial de controle das redes sociais. Estão, sim, criminalizando a opinião no Brasil, e essa poderá ser uma das heranças mais funestas do período que vivemos.

Esportes

Flamengo joga bem, mas empata com Bragantino e sai vaiado, de novo

04.05.2024 21:32 3 minutos de leitura
Visualizar

RS estima meio milhão de pessoas atingidas pelas chuvas

Visualizar

Acionistas devem recusar aumento de CEO da Boeing

Visualizar

Vargas recupera espaço no Atlético-MG e se assume artilharia do BR-2024

Visualizar

China emite certificado para táxis aéreos no país

Visualizar

Enchentes no RS ganham destaque na mídia global

Visualizar

Tags relacionadas

artigo bolsonaristas Conselho Federal de Jornalismo criminalização da liberdade de expressão Jair Bolsonaro Judiciário liberdade de expressão manifestações de 7 de setembro Mario Sabino O Antagonista
< Notícia Anterior

Sócio da Belcher admite que chegou ao Ministério da Saúde por meio de Ricardo Barros

24.08.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Lira: "Nós não vamos praticar irresponsabilidade fiscal"

24.08.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Mario Sabino

Mario Sabino é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi redator-chefe da revista Veja.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Rapper iraniano condenado à morte por música em defesa das mulheres. Cadê o protesto dos artistas?

Madeleine Lacsko
03.05.2024 20:52 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: A intifada universitária não salva crianças em Gaza

Jerônimo Teixeira na Crusoé: A intifada universitária não salva crianças em Gaza

03.05.2024 15:49 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula complica Boulos e mete o TSE numa saia justíssima

Lula complica Boulos e mete o TSE numa saia justíssima

Madeleine Lacsko
02.05.2024 21:15 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Pacheco x STF: a briga é para valer?

Pacheco x STF: a briga é para valer?

Madeleine Lacsko
29.04.2024 18:22 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.