Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Xi provoca Otan em recado dado durante fórum dos Brics

"Países acabarão em dificuldades se depositarem fé cega na expansão de alianças militares e na busca de sua própria segurança às custas dos outros", disse o presidente chinês
Xi provoca Otan em recado dado durante fórum dos Brics
Ju Peng/Xinhua

O presidente da China Xi Jinping fez uma provocação indireta à Otan nesta quarta-feira (22) em discurso ao fórum empresarial dos Brics, realizado virtualmente.

Ao destacar como a guerra na Ucrânia representava um “alarme para a humanidade”, o Xi teceu duras críticas às alianças militares.

“Países acabarão em dificuldades se depositarem fé cega na expansão de alianças militares e na busca de sua própria segurança às custas dos outros”, disse.

A expansão da Otan pós-1990, com a integração dos países da extinta Cortina de Ferro, é uma das justificativas dadas pela Rússia para invadir a Ucrânia em escala nacional desde fevereiro.

A China é um dos poucos países em todo mundo que não condenam a invasão russa, embora também não a apoie oficialmente.

Em sua participação no fórum, Jair Bolsonaro não mencionou a guerra na Ucrânia. Ainda nesta quinta-feira (23), Xi e Bolsonaro devem se encontrar para a reunião de líderes dos Brics, que também será virtual.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....