Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Turquia faz acordo para entrada de Suécia e Finlândia na Otan

Regime de Recep Tayyip Erdogan vinha resistindo à entrada dos países nórdicos na aliança militar ocidental, cujos países-membros estão reunidos em Madri
Turquia faz acordo para entrada de Suécia e Finlândia na Otan
Foto: Reprodução, Twitter @RTErdogan

O governo da Turquia assinou nesta terça-feira (28) em Madri, onde os países-membros da Otan estão reunidos, um acordo para apoiar a entrada da Suécia e da Finlândia na aliança militar ocidental, informam as agências internacionais.

O regime chefiado por Recep Tayyip Erdogan (foto) vinha resistindo ao ingresso dos países nórdicos na aliança —suecos e finlandeses decidiram abandonar décadas de neutralidade e aderir à Otan depois da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os turcos alegavam que os dois países escandinavos davam apoio a grupos de oposição a Erdogan. “Ainda não está claro o que foi prometido pelos nórdicos (…), mas, segundo comunicado da Presidência em Helsinque, os chanceleres dos três países assinaram um memorando para dar continuidade ao processo de adesão”, escreve a Folha.

Mais cedo, o presidente da Turquia, que conversou por telefone com Joe Biden. disse que se reunirá com o mandatário americano na capital espanhola, à margem da cúpula da Otan, para discutir a situação na Ucrânia e a expansão da aliança militar.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....