Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Supremo dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio

Decisão é derrota para Trump; ex-presidente tentava barrar envio dos papéis ao comitê do Congresso que investiga ataque realizado por seus apoiadores
Supremo dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio
Reprodução/CNN

A Suprema Corte dos EUA rejeitou nesta quarta (19) o pedido de Donald Trump (foto) para bloquear a liberação de documentos da Casa Branca ao comitê que investiga a invasão do Capitólio, em janeiro do ano passado, por apoiadores do republicano.

Os advogados do ex-presidente alegavam “privilégio executivo”, o direito do presidente e outros integrantes do Executivo de manterem o sigilo de algumas comunicações, inclusive contra intimações judiciais.

Com a decisão da Suprema Corte, os papéis agora podem ser enviados à comissão do Congresso —liberados por ordem de Joe Biden, eles estão sob a guarda de uma agência federal responsável por registros do governo americano.

O ataque ao prédio do Congresso americano, ocorrido enquanto Trump ainda era presidente, foi realizado por apoiadores do republicano que queriam impedir a certificação da vitória eleitoral do democrata Biden.

A invasão, em 6 de janeiro de 2021, terminou com cinco mortos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....