Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Rússia vai cortar fornecimento de gás à Holanda

Estatal holandesa se recusou a pagar em rublos; GasTerra informou já ter contratado de outra empresa o combustível que esperava receber da Gazprom
Rússia vai cortar fornecimento de gás à Holanda
Foto: divulgação/Gazprom

A Gazprom (foto), estatal de energia russa, cortará o fornecimento de gás à estatal holandesa GasTerra a partir desta terça-feira (31), informa a agência Reuters.

De acordo com as duas empresas, a companhia da Holanda se recusou a pagar pelo combustível em rublos —medida imposta pelo regime de Vladimir Putin após as sanções impostas pelos países ocidentais como reação à invasão da Ucrânia.

“A GasTerra disse que contratou de outra empresa os 2 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás que esperava receber da Gazprom até outubro. A empresa é 50% de propriedade de entidades governamentais holandesas, e os outros 50% são divididos pela metade entre a Shell e a Exxon”, diz o texto da Reuters, reproduzido por O Globo.

No Twitter, o ministro da Energia holandês, Rob Jetten, endossou a decisão da GasTerra e afirmou que ela “não terá consequências para a entrega física de gás às residências holandesas”.

No final de abril, a estatal rússia já havia suspendido o fornecimento de gás à Polônia e à Bulgária pelos mesmos motivos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....