Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Putin escolheu roubar muito"

“Putin escolheu roubar muito”
Reprodução

Vladimir Putin usa a guerra para continuar roubando.

Quem diz isso é o banqueiro William Browder. Ele era o maior investidor estrangeiro na Rússia, com seu Hermitage Fund, mas passou a ser perseguido pelo Kremlin, depois de denunciar a roubalheira generalizada.

Entrevistado pelo New York Times, ele explicou:

“Putin é um ditador. Um dos grandes benefícios da ditadura é que ele pode roubar quanto dinheiro quiser. E ele escolheu roubar muito (…).

O objetivo dessa guerra é que ele tinha medo de ser derrubado. E a melhor maneira de fazer isso é com que todos se unam em torno do líder (…). Então, ou ele acaba conquistando a Ucrânia e depois ataca os países bálticos para nos desafiar na OTAN, ou é derrotado pela Ucrânia e o povo russo o derruba”.

Ele disse também:

“É extremamente importante que sancionemos todos os oligarcas, mas o motivo não é esperar que eles derrubem Putin. Os oligarcas estão guardando o dinheiro dele. Quando você vê um oligarca com 20 bilhões de dólares, 10 bilhões são de Putin. Ele não pode guardar dinheiro em seu próprio nome. Quando dizemos que queremos sancionar Putin, a única maneira eficaz de fazer isso é sancionar os oligarcas. E a razão não é fazê-lo mudar de ideia ou fazer com que os oligarcas o derrubem, e sim impedi-lo de usar esse dinheiro para executar outra guerra no futuro”.

Os oligarcas, de fato, não podem reagir contra Putin:

“Qualquer oligarca que fizesse isso seria imediatamente preso e morto”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....