Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Premiê da Espanha é 1º líder da Europa a dizer que Covid vai se tornar uma endemia

"E portanto temos que responder [à doença] com novos instrumentos - mas vinculados com a vacinação, com, digamos, a autoproteção"
Premiê da Espanha é 1º líder da Europa a dizer que Covid vai se tornar uma endemia
Reprodução/Hoy por Hoy/YouTube

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, tornou-se nesta segunda (10) o primeiro líder da Europa a dizer que a UE deveria considerar uma mudança de estratégia para tratar a Covid como uma endemia – ou seja, uma doença constante.

“Creio que temos também que ir avaliando a evolução da Covid em direção a uma doença endêmica [em vez] de uma pandemia, que é o que temos vivido até agora”, disse Sánchez à rádio SER, no Palácio da Moncloa.

“Acredito que a Espanha tem respondido com, digamos, de uma maneira muito positiva à vacinação. E, portanto, temos que responder [à doença] com novos instrumentos – mas vinculados com a vacinação, com, digamos, a autoproteção, graças à máscara, à cooperação institucional”, acrescentou.

“Este ano, estamos vendo já como as grandes farmacêuticas estão desenvolvendo novos medicamentos para poder prevenir o vírus da Covid. Eu quero fazer um anúncio: o governo da Espanha vai fazer uma compra dos antivirais orais contra a Covid que a Pfizer está fazendo (…) No total, vamos comprar em torno de 344 mil doses e isso vamos fazer no mês de janeiro.”

Sánchez está falando do Paxlovid, comprimido da Pfizer já aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

Leia também:

Premiê da Espanha agradece Lula por elogios a “contrarreforma” trabalhista

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....