Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Papa Francisco nega rumores de renúncia e pretende visitar Rússia e Ucrânia

"Eu gostaria de ir à Ucrânia, mas queria ir a Moscou primeiro", disse o pontífice em entrevista à Reuters publicada nesta segunda-feira; Bergoglio pode se tornar o primeiro papa na história a visitar Moscou
Papa Francisco nega rumores de renúncia e pretende visitar Rússia e Ucrânia
Papa Francisco

Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters publicada nesta segunda-feira (4), o Papa Francisco (foto) desmentiu rumores de uma eventual renúncia e comentou sobre seus planos para visitar a Rússia e a Ucrânia, no contexto da guerra no leste europeu.

O pontífice disse que renunciar “nunca passou pela cabeça”, mas que “não sabemos [se isso vai acontecer, e quando]; Deus dirá”.

Francisco também negou que esteja com um câncer, que teria sido diagnosticado durante cirurgia de remoção do cólon pela qual ele passou há cerca de um ano

“Eles não me contaram nada” sobre o suposto câncer, disse com ironia.

Quanto à guerra na Ucrânia, Francisco revelou intenção de conversar pessoalmente com Vladimir Putin e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, mas dará prioridade ao russo.

“Eu gostaria de ir à Ucrânia, mas queria ir a Moscou primeiro”, disse relembrando uma solicitação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao Kremlin por uma possível viagem.

Essa teria sido recusada em um primeiro momento pelo chanceler russo, Serguei Lavrov.

Se a visita à Rússia ocorrer, Francisco se tornará o primeiro papa na história a visitar Moscou.

Aborto nos EUA

O papa também comentou a decisão de final de junho da Suprema Corte americana que resultou no fim de quase 50 anos de direito constitucional ao aborto no plano federal.

Apesar de alegar falta de conhecimento técnico para avaliar a decisão da corte, Francisco, como representante da Igreja Católica, condenou o aborto, comparando-o à “contratação de um assassino”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....