Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

OMS, sobre varíola dos macacos: "Será difícil, mas é uma situação controlável"

Maria Van Kerkhove fez um apelo para que países intensifiquem medidas de vigilância
OMS, sobre varíola dos macacos: “Será difícil, mas é uma situação controlável”
Reprodução/OMS/YouTube

A epidemiologista-chefe da OMS, Maria Van Kerkhove (foto), informou nesta quinta (26) que cerca de 200 casos da varíola dos macacos foram já foram confirmados no mundo. Durante coletiva, ela fez um apelo para que os países intensifiquem medidas de vigilância. Kerkhove prevê dificuldades com o avanço da doença, mas mencionou que a situação é controlável em países não endêmicos.

“Esperamos que mais casos sejam detectados. Estamos pedindo aos países que aumentem a vigilância. […] Esta é uma situação controlável. Será difícil, mas é uma situação controlável nos países não endêmicos”, disse.

Ela afirmou que os casos até agora já foram identificados em mais de 20 países de regiões fora da África Central e Ocidental, onde a varíola dos macacos é uma doença endêmica. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, já foram confirmados 219 casos nesses locais. Na última semana, o número quase quintuplicou. Além disso, pela primeira vez, esses lugares registraram casos de transmissão local do patógeno.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....