Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

“Nova Zelândia mostra que é possível controlar e derrotar o vírus”

Cientista político comenta como o país governado por Jacinda Ardern conseguiu conter a pandemia nesses dois anos
“Nova Zelândia mostra que é possível controlar e derrotar o vírus”
Reprodução

Com 5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia registrou apenas 50 mortes por Covid em dois anos. O sucesso dos neozelandeses e da primeira-ministra Jacinda Ardern (foto) na pandemia virou tema de um livro organizado pelo cientista político Stephen Levine

Em entrevista à Crusoé, Levine, autor de Política na Pandemia: Jacinda Ardern e a Eleição de 2020 na Nova Zelândia, comentou as políticas do país que poderiam servir de inspiração para o mundo.

“A experiência da Nova Zelândia mostra que é possível conter, controlar e derrotar o vírus. Certa vez, o governo decretou um lockdown de emergência depois que um viajante vindo da Austrália testou positivo para a Covid. O caso virou piada no resto do mundo. Diziam que o país estava reagindo de forma muito dramática com apenas um único caso noticiado. Mas dentro da Nova Zelândia não houve zombaria”, disse. 

“As pessoas entenderam que o governo estava respondendo de forma rápida e ampla, cercando a Covid-19 antes que ela pudesse se espalhar. Essa abordagem mostrou que, para o governo, a vida dos neozelandeses era a prioridade.”

Leia aqui a íntegra da entrevista.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....