Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

No Conselho de Segurança, Zelensky questiona propósito da ONU

O presidente ucraniano afirmou que, diante de todos os crimes cometidos pelas tropas de Vladimir Putin, as Nações Unidas já deveriam ter agido
No Conselho de Segurança, Zelensky questiona propósito da ONU
Reprodução/YouTube/Nações Unidas

Em discurso no Conselho de Segurança da ONU, Volodymyr Zelensky (foto) questionou o propósito da entidade. Segundo o presidente ucraniano, Vladimir Putin já descumpriu a carta que rege o funcionamento da ONU reiteradas vezes, e nada foi feito.

“Gostaria de lembrá-los do artigo 1, capítulo 1, da carta da ONU. Qual é o propósito da organização? O propósito é manter a paz e garantir que a paz seja cumprida. Essa carta foi violada em seu primeiro artigo. Então para que servem os outros artigos?”

Como mostramos, Zelensky citou o massacre em Bucha, onde centenas de corpos de civis foram encontradas jogadas nas ruas e em valas comuns. O presidente disse que cenas semelhantes devem ser encontradas em outras cidades.

“Devemos mostrar como a punição será feita. Se o maior de todos for punido, então todos serão punidos.”

Zelensy defendeu ainda uma reestruturação no Conselho de Segurança e disse que será necessário levar a Rússia a um “Tribunal de Nuremberg”.

“Estamos lidando com um Estado que menospreza a estrutura da segurança mundial. Estão destruindo o que podem. Se isso continuar, os países dependerão apenas do poder de suas armas para garantir sua segurança, e não da lei internacional. Aí, a ONU pode ser fechada. Vocês estão prontos para fechar a ONU? A carta da ONU deve ser restaurada imediatamente. O sistema deve ser reformado.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....