Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Ninguém morre", diz presidente de Portugal sobre almoço cancelado por Bolsonaro

"Quem convida para almoçar é que decide", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa; presidente brasileiro se irritou com encontro entre político português e Lula
“Ninguém morre”, diz presidente de Portugal sobre almoço cancelado por Bolsonaro
Foto: Rui Ochoa/Presidência da República Portuguesa

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (foto), rebateu nesta sexta-feira (1º) o “desconvite” de Jair Bolsonaro para almoçar no Palácio do Planalto na próxima segunda (4), informa o jornal O Globo.

Bolsonaro se irritou com a informação de que Rebelo de Sousa, que embarcou para o Brasil na noite de hoje, se encontraria com Lula neste domingo (3) e mandou o Itamaraty cancelar o almoço que estava previsto com o presidente português.

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, declarou Rebelo de Sousa.

“Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não”, acrescentou o presidente de Portugal, lembrando o bom relacionamento de Bolsonaro com o tirano Vladimir Putin. “Agora, o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. Não é possível, ninguém morre.”

Rebelo de Sousa afirmou ainda que a reunião com Lula é um compromisso com o ex-presidente, não com o candidato. Ele também vai se reunir com Michel Temer e tentar encontrar Fernando Henrique Cardoso, “personalidades que marcaram muito as relações entre Portugal e Brasil”.

O presidente português afirmou ainda que o atrito com Bolsonaro não muda em nada as relações dos dois países: “As relações entre Portugal e Brasil são entre povos”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....