Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Líder do Estado Islâmico já foi informante dos EUA

Também conhecido pelo nome Hajji Abdallah, al-Qurashi foi interrogado pelos americanos em 2008, quando estava preso no Iraque
Líder do Estado Islâmico já foi informante dos EUA
Imagem: Departamento de Estado

O líder do Estado Islâmico morto em operação nesta quarta (2) por militares americanos na Síria já foi informante do governo dos EUA, como mostra reportagem do Washington Post publicada em abril de 2021.

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi (foto), também conhecido pelo nome Hajji Abdallah, foi preso pelos Estados Unidos e interrogado em 2008, quando integrava o grupo então conhecido como Estado Islâmico do Iraque.

Documentos obtidos pelo jornal mostram que al-Qurashi forneceu direções precisas sobre a localização da sede do braço de mídia do grupo terrorista, incluindo a cor da porta da frente e os horários de funcionamento. Também desenhou mapas do esconderijo do então nº 2 do grupo, o marroquino Abu Qaswarah, morto semanas depois pelos americanos na cidade de Mosul.

Ele também ajudou a identificar restaurantes e cafés frequentados pelos seus ex-companheiros.

Depois da morte de al-Baghdadi, em outubro de 2019, Hajji Abdallah assumiu a liderança global do Estado Islâmico. A operação que matou al-Baghdadi foi autorizada pelo então presidente Donald Trump.

Leia mais:

Biden: EUA eliminaram uma “grande ameaça terrorista ao mundo”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....