

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enalteceu há pouco a operação de retirada dos soldados americanos do Afeganistão. Segundo ele, 90% conseguiram deixar o país dominado pelo Talibã.
Hoje era o último do prazo estabelecido pela Casa Branca.
“Acreditamos que entre 100 e 130 americanos ainda estejam no país, e alguns deles pretendem sair. A questão é que cerca de 90% dos americanos que estavam no Afeganistão e queriam sair foram retirados. Os que ainda permanecem lá ainda poderão sair quiserem.”
Biden criticou a decisão do então presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, de deixar o país diante do avanço do Talibã.
“Nós contávamos com milhares de soldados das forças militares afegãs, mas eles nos abandonaram e abandonaram seus postos. A premissa de que o governo nos ajudaria mostrou-se falsa. Mas nós estávamos prontos.”
O presidente dos Estados Unidos disse que o Talibã assumiu um compromisso para permitir que os americanos que continuaram no Afeganistão possam deixar o país se quiserem.
“O Talibã fez compromissos públicos e garantiu a saída daqueles que quiserem deixar o país. Nós temos uma moeda de troca para garantir que os compromissos sejam mantidos. 31 de agosto não foi um prazo arbitrário, foi um acordo para salvar vidas de americanos.”