Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Irã apresenta candidatura ao BRICS

Grupo das principais economias emergentes, fundado em 2009, é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul; o governo da Argentina também indicou interesse em se candidatar
Irã apresenta candidatura ao BRICS
Reprodução - iStock

O Irã anunciou na noite da segunda-feira (27) que protocolou sua candidatura ao BRICS, grupo das principais economias emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O porta-voz do Ministério de Relações Internacionais iraniano afirmou que o ingresso do país no BRICS “resultaria em saldo positivo para ambos os lados”.

A anúncio do Irã, um dos principais aliados do regime de Vladimir Putin, se deu em meio ao crescente isolacionismo da Rússia face a sanções do Ocidente no contexto da guerra na Ucrânia.

A porta-voz do ministério das Relações Exteriores russo Maria Zakharova celebrou a candidatura iraniana e afirmou que a Argentina, outro país  também protocolou candidatura

“Enquanto a Casa Branca pensava no que mais desligar no mundo, banir ou estragar, Argentina e Irã se candidataram para ingressar no BRICS”, disse.

Até a manhã desta terça-feira (28), a Argentina não confirmou a sua candidatura ao grupo, mas o presidente Alberto Fernández indicou informalmente há alguns dias interesse em ingressar no BRICS.

O governo Fernández tem boas relações com Putin, sendo um dos únicos no Ocidente a comprar a vacina russa para Covid, a Sputnik V.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....