Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Hackers russos atacam sites do governo italiano

Segundo agência Ansa, ataque atingiu portais do Ministério da Defesa, do Senado e do Instituto Superior de Saúde; Defesa alegou que site está em manutenção
Hackers russos atacam sites do governo italiano
Foto: BA/Pixabay

Um ataque cibernético de hackers da Rússia atingiu nesta quarta-feira (11) diversos sites da Itália, incluindo os portais do Ministério da Defesa, do Instituto Superior de Saúde (ISS) e do Senado italiano, informa a agência de notícias Ansa.

Segundo autoridades italianas, a ação foi obra do Killnet, um coletivo militante pró-Rússia que, de acordo com especialistas, está ligado às Forças Armadas de Moscou. O grupo, que também teria tentado bloquear o sistema de votação do destival de música Eurovision, reivindicou a invasão em seus canais no Telegram, publicando a lista de sites afetados.

O ataque é um DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês), que ocorre quando um site é alvo de milhares de solicitações de acesso que o descontrolam e o tornam inacessível.

A Agência Nacional de Cibersegurança disse estar “trabalhando em estreita colaboração com as administrações afetadas para restaurar seus sites e analisando o fenômeno”. A presidente do Senado italiano, Elisabetta Casellati, afirmou no Twitter que “nenhum dado do ataque hacker envolveu a rede externa do Senado”, mas chamou o episódio de “grave”.

O Ministério da Defesa, porém, negou o ataque em nota: “Com referência à notícia que circulou sobre a impossibilidade de chegar ao site www.difesa.it, o Estado-Maior da Defesa especifica que se deve a atividades de manutenção que estão planejadas há algum tempo”.

 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....