Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Filipinas mandam fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz

Medida foi tomada em último dia de Rodrigo Duterte na presidência; próximo governo é composto por sua filha e um filho de ex-ditador Marcos
Filipinas mandam fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
Reprodução

Em seu último dia, o governo do autocrata Rodrigo Duterte, nas Filipinas, fechou o veículo da jornalista vencedora do Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa nesta quarta-feira (29).

O encerramento das atividades do Rappler, site de notícias co-fundado por Ressa, se deu, segundo as autoridades filipinas, devido a “restrições constitucionais e regulamentares à propriedade estrangeira nos meios de comunicação”.

O governo alega que um investimento da fundação Omidyar Network, do franco-americano fundador do eBay Pierre Omidyar, configuraria infração da legislação filipina.

Representantes do Rappler negam a acusação.

Eles argumentam que, em 2015, a própria Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas aprovou a transação, feita por meio de um tipo de investimento, Philippine Depositary Receipt (PDR), que impede a fundação de ter qualquer controle sobre a redação do site.

A ordem de fechamento ainda pode ser questionada na Justiça, e Ressa garantiu que o site continuará suas atividades durante a batalha judicial.

Novo governo

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....