Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim

Casa Branca mencionou casos de violações de direitos humanos envolvendo China; atletas americanos estão liberados para competir
EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim
Foto: Global Times

Os Estados Unidos confirmaram nesta segunda (6) que não enviarão uma delegação oficial diplomática — ou seja, não vão mandar representantes políticos — aos Jogos Olímpicos de Inverno na China. Os atletas norte-americanos estão liberados para competir no evento, que começa em fevereiro de 2022.

No anúncio, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, mencionou casos de violações de direitos humanos envolvendo o país asiático.

“A administração Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim 2022 devido ao genocídio e aos crimes contra a humanidade da República Popular da China em curso em Xinjiang, além de outros abusos de direitos humanos. Os atletas do Team Usa (Time EUA) terão nosso total apoio. Estaremos torcendo 100% por eles da nossa casa. Não vamos contribuir para a fanfarra os Jogos”, disse em coletiva de imprensa.

No mês passado, Joe Biden já havia informado que a medida estava sendo analisada. Mais cedo, antes da confirmação do boicote, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, ameaçou uma retaliação e afirmou que a decisão poderia “afetar o diálogo e a cooperação entre a China e os Estados Unidos em áreas importantes”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....