Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, diz subsecretária de Estado

Segundo Victoria Nuland, o sistema do Brasil é "um dos mais fortes da América Latina", e a população do país também deve ter confiança nas suas eleições
EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, diz subsecretária de Estado
Foto: Freddie Everett/US Department of State

A subsecretária de Estado dos EUA Victoria Nuland (foto), número 3 da diplomacia americana, afirmou nesta terça-feira (10) que seu país confia no sistema eleitoral brasileiro, classificado por ela como “um dos mais fortes da América Latina”.

Em entrevista à BBC News, Nuland também afirmou que a população brasileira deve “ter confiança” nas eleições de seu país, que, segundo ela, precisam ser “livres e justas”. Recentemente, a subsecretária esteve no Brasil com uma delegação americana e se encontrou com diplomatas brasileiros, registra O Globo.

Questionada sobre que postura os EUA teriam caso acontecesse no Brasil alguma tentativa de subversão do resultado das urnas, Nuland respondeu que a Casa Branca deseja “eleições livres e justas em países ao redor do mundo e particularmente nas democracias”.

A subsecretária disse ainda que o Brasil tem “instituições fortes, salvaguardas fortes e uma base legal forte”. “O que precisa acontecer são eleições livres e justas, usando as estruturas institucionais que já serviram bem a vocês no passado.”

A diplomata expôs seu posicionamento após novas declarações de Jair Bolsonaro pondo em dúvida as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro.

Como O Antagonista publicou na semana passada, segundo a agência Reuters, o chefe da CIA, William Burns, pediu ao presidente brasileiro que parasse de questionar a integridade das eleições.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....