Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Diretor da OMS: podemos encerrar a pandemia neste ano

"A quebra dos nossos sistemas socioeconômicos, políticos, é que causou a tragédia", disse Mike Ryan ao Fórum Econômico Mundial
Diretor da OMS: podemos encerrar a pandemia neste ano
Reprodução/World Economic Forum/YouTube

O diretor do programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, disse nesta terça (18) ao Fórum Econômico Mundial que é possível encerrar a pandemia de Covid neste ano, embora não acabar com o vírus.

“Nós não vamos acabar com o vírus este ano, pode ser que nunca acabemos com o vírus”, disse Ryan a um painel do evento. “Esses vírus, vírus pandêmicos, acabam se tornando parte do ecossistema. Mas o que podemos encerrar é a emergência de saúde pública”, declarada pela OMS em janeiro de 2020.

“A questão é a morte. São as hospitalizaçãos. A quebra dos nossos sistemas socioeconômicos, políticos, é que causou a tragédia. Não o vírus. O vírus é um veículo. É como a sociedade reagiu ao vírus (…), desigualdades duradouras em acesso à saúde, desigualdades sociais duradouras, imensas desigualdades internas dentro dos países, não apenas entre países”, acrescentou.

“Sim, temos uma chance de encerrar a emergência de saúde pública neste ano, se fizermos as coisas de que falamos na última hora”, como a distribuição de vacinas aos países pobres.

Leia mais:

Secretário-geral da ONU: ‘Se não vacinarmos todo mundo, novas variantes vão surgir’

Covax alcança marca de 1 bilhão de doses entregues

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....