Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Com mulher de Manuel Zelaya, esquerda volta ao poder em Honduras

Partido do governo reconheceu derrota para Xiomara Castro, que está 20 pontos à frente do 2º colocado com 52% das urnas apuradas; não há 2º turno no país
Com mulher de Manuel Zelaya, esquerda volta ao poder em Honduras
Foto: Reprodução, BBC News

O Partido Nacional de Honduras reconheceu nesta terça-feira (30) que perdeu as eleições presidenciais e saudou a esquerdista Xiomara Castro, mulher e poste de Manuel Zelaya, informam as agências internacionais.

Com 52% das urnas apuradas, a candidata está 20 pontos à frente do segundo colocado, Nasry Asfura, da legenda governista. “Desejamos o melhor sucesso aos vencedores das eleições”, disse o secretário do comitê central do Partido Nacional, Kilvett Bertrand.

Se o resultado se confirmar, Xiomara será a primeira mulher a governar o país centro-americano, cujas eleições não têm segundo turno.

Zelaya, conhecido pelo chapéu de caubói e por ter dito que foi vítima de raios de micro-ondas quando ficou hospedado na Embaixada do Brasil, foi deposto em 2009. Com alta rejeição, decidiu seguir o caminho de outros esquerdistas latino-americanos que conseguiram eleger seus postes, como Cristina Kirchner e Evo Morales.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....