Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Com bloqueio a Facebook e Instagram, demanda por VPNs dispara na Rússia

Alta foi superior a 2.000%; VPN é a sigla em inglês para redes privadas virtuais, que criptografam dados e ocultam onde um usuário está localizado
Com bloqueio a Facebook e Instagram, demanda por VPNs dispara na Rússia
Foto: energepic.com/Pexels

A demanda de internautas por ferramentas para contornar as restrições da Rússia disparou depois que o país bloqueou o acesso às principais redes sociais da Meta, Facebook e Instagram (foto), informa a agência Reuters.

O acesso ao Instagram em território russo foi cortado a partir desta segunda (14) em resposta à decisão da Meta de, na semana passada, permitir que usuários de mídia social na Ucrânia postassem mensagens como “morte aos invasores russos” —hoje, a empresa anunciou que voltaria atrás e barraria esse tipo de postagem.

Segundo a empresa de monitoramento Top10VPN, na véspera da proibição do Instagram, a demanda por VPNs —sigla em inglês para redes privadas virtuais, que criptografam dados e ocultam a localização dos usuários— ficou 2.088% acima da demanda média diária em meados de fevereiro.

A Rússia baniu várias VPNs no ano passado, mas não conseguiu bloqueá-las completamente, como parte de uma campanha mais ampla de sufocamento da liberdade na internet.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....