Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Blinken diz que exercício militar da China ao redor de Taiwan é injustificado

Em visita ao Camboja, o secretário de Estado americano afirmou que Washington não busca iniciar uma crise com Pequim
Blinken diz que exercício militar da China ao redor de Taiwan é injustificado
Reprodução

O secretário de Estado americano, Antony Blinken (foto), disse nesta sexta-feira (5) que “não há justificativa” para o disparo de mísseis balísticos durante os exercícios militares realizados pela China em torno de Taiwan.

Em entrevista coletiva no Camboja, Blinken afirmou que Washington não busca uma crise com Pequim e que a resposta chinesa está sendo elevada “a um novo nível”

“Não há justificativa para essa resposta militar extrema, desproporcional e escalada […] Agora, eles levaram os atos perigosos a um novo nível”, disse o secretário americano.

Na quinta-feira (4), a China iniciou uma série de exercícios militares ao redor de Taiwan, que estão programados para continuar até domingo (7). A ação é uma retaliação à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha.

Também nesta sexta, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que irá impor sanções a Pelosi e a sua família e que a viagem da parlamentar americana foi considerada “uma interferência grosseira nos assuntos internos da China”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....