Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Atirador que matou 21 em escola no Texas anunciou crime no Facebook

Segundo o governador Greg Abbott, assassino fez três postagens na rede social; assessoria da Meta diz que informação foi postada em mensagens privadas
Atirador que matou 21 em escola no Texas anunciou crime no Facebook
Foto: Nathan Lambrecht/Pool/ U.S. Department of Homeland Security

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), o governador do Texas, Greg Abbott (foto), disse que o atirador que matou pelo menos 19 crianças e dois professores em uma escola primária da cidade texana de Uvalde, nesta terça (24), anunciou o crime no Facebook.

Segundo a polícia, o assassino, identificado como Salvador Ramos —e não “Romas”, como constava dos primeiros relatos— comprou o fuzil com que cometeu o crime e outra arma semelhante na semana passada, logo após completar 18 anos.

De acordo com o governador, cerca de 30 minutos antes de chegar à escola, Ramos postou na rede social que ia atirar em sua avó; em um segundo post, contou ter atirado (ela foi baleada no rosto) e, num terceiro, anunciou que abriria fogo em uma escola primária.

Depois, Ramos dirigiu uma caminhonete que bateu em alta velocidade na Robb Elementary School, a menos de 800 metros de distância. Em seguida, trocou tiros com policiais —que não conseguiram detê-lo antes que ele matasse as 19 crianças e os dois professores numa mesma sala de aula. O atirador foi morto por um guarda de fronteira.

Um porta voz da Meta (a empresa que controla o Facebook), Andy Stone, contestou a descrição do governador. “As mensagens que o governador Abbott descreveu eram mensagens de texto privadas, que foram descobertas após a terrível tragédia”, escreveu Stone no Twitter.

Políticos democratas atacaram Abbott, que é republicano e, em 2021, assinou uma lei tornando o Texas um dos estados com menos restrições à compra de armas nos EUA. O governador texano tem palestra marcada para esta sexta na National Rifle Association (NRA), principal organização americana do lobby pró-armas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....