Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Após reunião, EUA e Rússia falam em manter diálogo sobre crise na Ucrânia

Em encontro com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o ministro russo Sergei Lavrov descartou a possibilidade de invasão
Após reunião, EUA e Rússia falam em manter diálogo sobre crise na Ucrânia
Foto: Reprodução/Ministério da Defesa da Ucrânia

Representantes dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram hoje para falar sobre a crise em torno da possível invasão da Ucrânia. Com cerca de 100 mil soldados russos posicionados perto da fronteira ucraniana, a Casa Branca e aliados temem que Vladimir Putin esteja planejando uma ofensiva, o que Kremlin nega.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se encontraram em Genebra em busca de uma solução diplomática para a crise. Após a reunião, Blinken afirmou à imprensa que não houve “grandes avanços”, mas disse que os dois países estão dispostos a manter o diálogo.

Não esperávamos grandes avanços hoje, mas agora estamos em um caminho mais claro para entender as posições uns dos outros.”

Segundo o secretário americano, Lavrov voltou a afirmar que a Rússia não planeja invadir a Ucrânia. Blinken, no entanto, disse que os Estados Unidos não estão convencidos disso.

“Estamos olhando para o que é visível para todos. São atos e ações, não palavras, que fazem toda a diferença.”

Já o ministro russo afirmou que a conversa foi “construtivo e útil” e que os Estados Unidos prometeram se manifestar sobre demandas do país envolvendo a OTAN. Kremlin quer que a organização não se expanda mais para o leste europeu e que não aceite a Ucrânia como país-membro, por considerar que a ex-república soviética está na sua esfera de influência.

Leia também:

Biden diz que haverá “perdas humanas pesadas” se Rússia invadir Ucrânia

Objetivo da Rússia é desestabilizar e não invadir a Ucrânia, diz chefe de segurança

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....