Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Após Finlândia, Suécia também indica que vai pedir adesão à Otan

Governo deverá apresentar a candidatura na próxima semana
Após Finlândia, Suécia também indica que vai pedir adesão à Otan
Foto: Picudio/Pixabay

Um dia após a Finlândia anunciar formalmente que pedirá para entrar na Otan, a Suécia (foto) indicou que fará o mesmo. Nesta sexta (13), o governo sueco entregou ao Parlamento um relatório em que defende que o país passe a integrar a aliança militar ocidental e sinaliza que deverá apresentar a candidatura na próxima semana.

A ministra de Relações Exteriores Ann Linde disse que o país está pronto para abandonar a neutralidade e que a entrada da Suécia na Otan vai estabilizar conflitos no mar Báltico.

“A adesão da Suécia à Otan aumentaria o limite para conflitos militares e, portanto, teria um efeito de prevenção de conflitos no norte da Europa.”

Desde o ano passado, o Kremlin tem aumentado a presença militar e exercícios de suas tropas no mar Báltico, para onde boa parte do território sueco e a costa oeste da Finlândia e da Rússia têm saída.

Após a invasão russa à Ucrânia, Finlândia e Suécia anunciaram a pretensão de entrar na Otan. Desde então, governo de Vladimir Putin já fez uma série de ameaças, dizendo que levaria armamentos nucleares para a região da fronteira com os países.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....