Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Após críticas, Twitter adiciona opção para denunciar fake news no Brasil

Ferramenta também passará a funcionar na Espanha e nas Filipinas; plataforma foi pressionada por usuários a adotar medidas de combate à desinformação
Após críticas, Twitter adiciona opção para denunciar fake news no Brasil
Foto: Reprodução/Redes

O Twitter comunicou a abertura nesta segunda-feira, 17, de um canal para o registro de denúncias sobre “informações enganosas” no Brasil, na Espanha e nas Filipinas, informa a Crusoé. O anúncio ocorre após uma mobilização de usuários, com a hashtag “#TwitterApoiaFakeNews”, pela implementação de uma política de combate à desinformação mais rígida na plataforma.

“O mecanismo funciona nos Estados Unidos, na Austrália e na Coreia do Sul desde 2021. De acordo com o Twitter, a nova seleção levou em conta o fato de 2022 ser ano eleitoral no Brasil e nas Filipinas. A expectativa, portanto, é a de que o piloto contribua para a avaliação de como a ferramenta pode ser usada ‘em períodos de grandes eventos cívicos’.”

“‘Queremos entender se e como as opções de denúncia pelas pessoas podem trazer melhorias, em termos de agilidade e abrangência, aos nossos esforços para detectar informações potencialmente danosas’, pontuou a empresa, que acrescentou planejar lançar o canal em âmbito global ainda neste ano.”

Espera-se que a iniciativa não resulte em censura pura e simplesmente.

LEIA AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....