Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Urgente: BC eleva taxa de juros para 12,75% ao ano

Com novo aumento, de um ponto percentual, a Selic alcançou seu nível mais alto desde o início de 2017; decisão já era esperada pelo mercado
Urgente: BC eleva taxa de juros para 12,75% ao ano
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Reunido nesta quarta-feira (4), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (foto) acaba de anunciar mais um aumento da Selic, a taxa básica de juros do Brasil. A alta foi de um ponto percentual, e o juro básico agora está em 12,75% ao ano.

A taxa é agora a mais alta desde fevereiro de 2017. A elevação da Selic foi a mesma aplicada pelo Copom na sua reunião anterior, em março, e já era amplamente esperada pelo mercado após o próprio comitê ter sinalizado isso aos investidores há cerca de 40 dias, informa o Valor.

A trajetória de alta do juro básico começou em março de 2021, quando a Selic estava em apenas 2% ao ano —o nível mais baixo desde que o regime de metas de inflação foi adotado pelo Brasil, no fim da década de 1990.

Mesmo com os juros sendo multiplicados por seis em um ano, a inflação ainda não dá sinais de queda: o IPCA nos últimos 12 meses até março ficou acima de 11%.

Mais cedo hoje, conforme publicamos, o Fed, banco central americano, elevou os juros em 0,5 ponto percentual, o que nos EUA representa a maior alta em 22 anos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....