Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Resultado da indústria em outubro frustra mercado e mostra fraqueza da economia

Para o diretor de Estratégias Públicas do Grupo Mag, Arnaldo Lima, o desempenho do setor é um indicativo de desaceleração da atividade produtiva
Resultado da indústria em outubro frustra mercado e mostra fraqueza da economia
Foto: jannonivergall/Pixabay

A queda de 0,6% da produção industrial em outubro frustrou o mercado e reforçou apostas de que a economia brasileira está em desaceleração. O consenso entre os analistas era de que o indicador registraria alta — e não queda — de pelo menos 0,6%.

O diretor de Estratégias Públicas do Grupo Mag, Arnaldo Lima, acredita que esse resultado é um indicativo de provável desaceleração da atividade econômica em 2021 e em 2022. Lima acrescentou que a indústria compõe 17,7% do Produto Interno Bruto, emprega mais de 10 milhões de pessoas e tem uma massa salarial mensal de cerca de R$ 30 bilhões.

“A queda de 0,6% da produção industrial em outubro, reforçada pela confirmação do resultado do PIB que a economia estava em recessão técnica no terceiro trimestre, indica uma deterioração das expectativas de mercado para o ano que vem. O resultado do Focus, a ser divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, trará uma revisão para baixo das projeções de mercado para o PIB abaixo de 0,58% em 2022”, afirmou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....