Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Representantes da elite do funcionalismo pedem reunião com Guedes

Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado enviou ofício ao Ministério da Economia para debater reajuste salarial
Representantes da elite do funcionalismo pedem reunião com Guedes
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), que representa a elite do funcionalismo público, enviou ofício nesta terça-feira (18) ao Ministério da Economia e pediu uma reunião com Paulo Guedes. Os servidores querem debater com o ministro os pedidos de reajustes salariais.

Sindicatos e associações que estudam uma greve geral do funcionalismo público a partir da segunda quinzena de fevereiro querem um reajuste salarial de 28%. Esse valor corresponde à inflação acumulada entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021.

Paulo Guedes é contra a concessão de reajustes para servidores. Segundo o ministro, o aumento de salários pressionaria a inflação e afetaria negativamente as contas públicas, já em frangalhos. A decisão final sobre o assunto, como mostramos, cabe ao presidente Jair Bolsonaro.

O movimento ganhou força após o Congresso aprovar o Orçamento de 2022 com uma reserva de recursos de R$ 1,7 bilhão para reajustar, em tese, apenas os salários das carreiras policiais. A previsão da despesa foi um pedido direto de Bolsonaro aos parlamentares e gerou revolta entre as demais categorias. 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....