Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Queda de 8% da agropecuária explica recuo do PIB no terceiro trimestre

Segundo o IBGE, o recuo da produção rural foi influenciado pelo encerramento da safra de soja, que também impactou as exportações
Queda de 8% da agropecuária explica recuo do PIB no terceiro trimestre
Pixabay

As quedas 8% da agropecuária e 9,8% nas exportações foram as principais influencias para o recuo de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, na comparação com o segundo.

O recuo na agropecuária foi consequência do encerramento da safra de soja, que também impactou as exportações. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, afirmou que a colheita do grão, por ser concentrada nos dois primeiros trimestres, impacta no resultado.

“Como ela é a principal commodity brasileira, a produção agrícola tende a ser menor a partir do segundo semestre. Além disso, a agropecuária vem de uma base de comparação alta, já que foi a atividade que mais cresceu no período de pandemia e, para este ano, as perspectivas não foram tão positivas, em ano de bienalidade negativa para o café e com a ocorrência de fatores climáticos adversos na época do plantio de alguns grãos”, afirmou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....