Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Produção de veículos cresce, mas setor continua em crise

Houve alta de 15% em novembro em relação a outubro, de acordo com a Anfavea; na comparação anual, foi verificada queda de 13,5%
Produção de veículos cresce, mas setor continua em crise
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A produção de veículos no Brasil teve alta de 15,1% em novembro, na comparação com outubro, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta segunda-feira (6). Ao todo, foram contabilizadas 206 mil unidades, contra 179 mil. Em relação a novembro de 2020, houve queda de 13,5%.

Assim como ocorreu em outros meses, fábricas sofreram com falta de peças em novembro, sobretudo componentes eletrônicosebc. Algumas unidades inclusive chegaram a paralisar as atividades por alguns dias.

Segundo a Anfavea, com a falta de componentes, as fábricas no país deixarão de produzir cerca de 300 mil unidades neste ano em relação ao que foi projetado no início de 2021. A expectativa é que o número chegue a 2,219 milhões. Se a previsão se confirmar, a alta será de 10% em relação ao ano passado, quando foram fabricados 2 milhões de veículos.

As montadoras alertam para o risco de carros inacabados ficarem parados nos pátios por falta de peças, já que a indústria automobilística vive uma transição das fases L6 para L7 no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Essa mudança deverá entrar em vigor em primeiro de janeiro no segmento de automóveis e comerciais leves.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....