Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Guedes: "Os bancos centrais estavam dormindo. A inflação será um problema"

A afirmação é do ministro da Economia, que participou de um debate sobre perspectivas globais no Fórum Econômico Mundial
Guedes: “Os bancos centrais estavam dormindo. A inflação será um problema”
Foto: Adriano Machado/CRUSOE

Paulo Guedes (foto) afirmou há pouco, durante debate organizado pelo Fórum Econômico Mundial sobre as perspectivas globais, que a “inflação mundial será um problema”. Segundo o ministro da Economia, “os bancos centrais estavam dormindo” e o aumento generalizado de preços não será transitório.

Guedes afirmou que as economias de diversos países passam por um momento de transição e ajustes nas políticas fiscal e monetária. Segundo ele, a experiência brasileira com a inflação levou o Banco Central (BC) a iniciar uma alta de juros mais cedo do que os demais.

“Minha sensação é que a besta está fora de controle. Eu não acho que a inflação é temporária. Os bancos centrais estão dormindo no volante, eles deveriam estar cautelosos. A inflação vai ser um problema real. No Brasil, por causa da experiência trágica com a inflação, nos mexemos rápido”, disse.

Guedes afirmou que os choques de oferta decorrentes da pandemia vão acabar. Entretanto, ele disse que as economias ocidentais não farão mais a arbitragem observada nas últimas décadas, quando, segundo ele, milhões de eurasianos saíram da pobreza e ingressaram nas cadeias globais de trabalho.

Como mostramos, Roberto Campos Neto (foto) afirmou ontem (20) que “a inflação em 12 meses no Brasil está perto do pico. Vale lembrar que ele acumula sucessivos erros nessa previsão.

O presidente do BC estimou anteriormente que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCAchegaria ao maior patamar em setembro, depois em outubro e, por último, em novembro.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....