Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

O podcast que expande horizontes

É o MACROVoices, que Ivan Sant'Anna "vergonhosamente" ouviu pela primeira vez -- e recomenda a todos os interessados na conjuntura econômica
O podcast que expande horizontes
Foto: Sergei Tokmakov/Pixabay

Ontem, vergonhosamente, ouvi pela primeira vez uma edição do podcast MACROVoicesO “vergonhosamente” fica por conta do fato de jamais ter me interessado por esse trabalho de análise dos acontecimentos mundiais, principalmente os da área econômica, que tanto alargam o conhecimento de alguém que, por força da profissão, precisa estar sempre antenado com o que acontece no mundo.

Mas comentemos sobre esse podcast que ouvi ontem, nas vozes de Erik Townsend e Patrick Ceresna,  intitulado “A Major Geopolitical Transformation is Underway” (Uma Grande Transformação Geopolítica está em Andamento).

Como o áudio é grande, vou citar apenas alguns dos tópicos que mais me chamaram atenção. A gravação foi feita no dia 19 deste mês.

Com relação ao S&P 500, eles consideram as altas recentes apenas como uma correção do bear market que está em andamento e que já trouxe o índice para níveis 20% abaixo das máximas (de todos os tempos, por sinal, acrescento).

Eles acham que ainda há muito espaço para queda. Mas fazem questão de assinalar que o mercado não está sofrendo um crash. Apenas vivendo um processo de baixa que ocorre de maneira muito comportada (sem pânico, adiciono).

Outro mercado ao qual eles dão grande importância (e não tinha como ser diferente) é o de petróleo (crude oil).

Entre outras razões para a alta, está o fato de que os estoques reguladores estão muito baixos. Entre os derivados, as reservas de gasolina estão em níveis extremamente críticos.

Volto a dar o meu pitaco, informando que a driving season (época de férias que os americanos costumam tirar viajando de automóvel com a família) mal está começando. Ela vai até o Labor Day (Dia do Trabalho), que sempre cai na primeira segunda-feira de setembro.

Segundo o podcast, há também outro motivo para que os preços do petróleo sejam pressionados para cima. É que os lockdowns (por causa da Covid) na China estão chegando ao fim.

Eles acham que a recessão americana, que consideram inevitável, ainda não está precificada nos mercados.

Com relação a um possível aumento da produção de petróleo saudita, citam o ministro de Energia daquele país, príncipe Abdulaziz bin Salman Al SaudSua Alteza explica que, para elevar o output, não basta girar um botão. É preciso tomar uma série de providências que demandam tempo e contratação de um maior número de pessoal especializado.

Passando para o mercado de metais preciosos, eles dizem que se houver um sell off no mercado de ações, o preço do ouro deve cair muito, tal como aconteceu em 2008 (crise do subprime).

Esta minha crônica poderia se estender por diversos outros mercados, todos tirados do MACROVoices, mas sugiro aos que se interessaram pelo assunto, fluentes em inglês, que entrem no site: https://www.macrovoices.com/

Garanto que não irão se arrepender.

Ivan Sant’Anna é trader, escritor e colunista na Inv Publicações

Nota: um dos maiores traders do Brasil, Ivan Sant’Anna conhece o mercado financeiro “por dentro”. Quer saber a opinião dele sobre outros temas que podem impactar suas finanças? Não perca a palestra que o Ivan dará na próxima segunda-feira, 30/5, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP, para um seleto grupo de pessoas. IMPERDÍVEL. Clique aqui para verificar se ainda há vagas disponíveis.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....