Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Inquérito que investiga Petrobras avança no Cade

Órgão de defesa da concorrência apura possível "abuso de posição dominante"; ANP listou queixas contra a estatal
Inquérito que investiga Petrobras avança no Cade
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Diante da crise em torno da alta dos combustíveis, o inquérito que investiga a Petrobras (foto) no Cade tem avançado, diz o Estadão. Atualmente, o foco é apurar se a estatal atrapalha concorrentes privados que tentam usar a sua infraestrutura de transportes para escoar diesel e gasolina importados, o que poderia aumentar a competição e reduzir preços.

Há cerca de 20 dias, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) respondeu a um pedido do Cade e apresentou um lista com queixas de concorrentes. Na semana passada, os executivos da agência se reuniram virtualmente. Em meio à insatisfação de políticos — incluindo o presidente Jair Bolsonaro — com os preços, a tendência é que a pressão sobre a estatal cresça por meio desse canal.

A Petrobras alegou, em sua última resposta enviada ao Cade, em março, que, em 2017, a participação do setor privado no fornecimento de diesel e gasolina era de 35% e que o transporte não interferiu nisso, e sim os preços de mercado. Como mostramos, no início do ano, a Petrobras chamou de “insólita” a investigação do órgão.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....