Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Inflação de dezembro nos EUA sobe 0,5%, acima da estimativa de mercado

Resultado superou as expectativas dos economistas, que apontavam para uma variação mensal de até 0,4%; no ano, taxa chegou a 7%
Inflação de dezembro nos EUA sobe 0,5%, acima da estimativa de mercado
Foto: Flickr, Federal Reserve

A inflação dos Estados Unidos subiu 0,5% em dezembro e alcançou 7% no acumulado do ano. Essa é a maior taxa desde 1982. Os dados foram divulgados há pouco pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país. O resultado ficou acima das expectativas do mercado, que apontavam para uma variação mensal de até 0,4%.

Bancos e corretoras reforçaram a percepção de que o Federal Reserve (FED), o Banco Central dos Estados Unidos, iniciará o processo de alta de juros em março.

Os dados de inflação e juros da maior econômica do mundo são importantes porque afetam o Brasil. Quando FED decide iniciar um ciclo de alta da taxa, investidores tendem a tirar recursos de economias emergentes para buscar proteção em títulos públicos dos Estados Unidos.

Esse processo encarece o dólar no Brasil e afeta a inflação. Com a crise fiscal brasileira, mesmo que os investimentos fiquem mais baratos por aqui, os investidores preferem fazer aplicações seguras nos Estados Unidos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....