Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo vai zerar Imposto de Importação sobre aço e outros 10 produtos

Objetivo é dar um “choque de oferta” reduzindo custo de importar vários itens, o que contribuiria para forçar preços da indústria nacional para baixo
Governo vai zerar Imposto de Importação sobre aço e outros 10 produtos
Foto: Gabriel Borges/Facebook, Companhia Siderúrgica Nacional

O governo prepara uma medida para zerar a alíquota do Imposto de Importação de 11 produtos, entre eles o aço. O corte deve ser anunciado nesta quinta-feira, 11, e inclui produtos da cesta básica e da construção civil, informa o Estadão.

Também na quinta, o governo pode anunciar uma nova redução geral de 10% na Tarifa Externa Comum do Mercosul, o que incidiria sobre quase todas as importações brasileiras, deixando de fora poucos setores, como automóveis e cana de açúcar.

A ideia é, à revelia dos demais países que integram o bloco econômico, fazer um novo corte nas alíquotas cobradas para a compra de produtos de fora do Mercosul, a exemplo do que foi feito no fim do ano passado.

Com as medidas, diz o jornal, o governo quer dar um “choque de oferta” reduzindo o custo de importação de vários itens, o que contribuiria para forçar os preços da indústria nacional para baixo e ajudaria a combater a alta da inflação.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....