Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Fux dá aval a reajuste de 5% no Judiciário; impacto de 827 milhões

Presidente do Supremo Tribunal Federal respondeu positivamente a uma consulta feita pelo ministro Ciro Nogueira
Fux dá aval a reajuste de 5% no Judiciário; impacto de 827 milhões
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do STF, Luiz Fux (foto), deu aval a um aumento de 5% nos salários de todos os funcionários do Judiciário. O ministro respondeu positivamente a uma consulta feita pelo Planalto sobre o interesse em participar do “reajuste geral” proposto aos servidores.

No ofício, encaminhado a Ciro Nogueira, Fux informa que o impacto financeiro será de R$ 827,9 milhões. O maior custo absoluto será com a Justiça do Trabalho, R$ 326 milhões.

reajuste judiciario 609x353

O presidente do Supremo informou ainda que o reajuste exigirá remanejamentos de verbas que não são destinadas a pagamentos obrigatórios, como salários e benefícios da Previdência, no orçamento do Judiciário.

A Federação dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe) disse, em nota, que está tentando marcar uma reunião com Fux. Os servidores do Judiciário pedem uma recomposição de 19,99% em seus vencimentos, que, segundo eles, são referentes às perdas inflacionárias sofridas pela categoria desde 2019.

A proposta de aumento linear de 5% a todos os funcionários foi anunciada pelo governo em abril e se tornou alvo de críticas do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL).

No final do mês passado, em entrevista, ele mencionou que a primeira alternativa do governo era dar reajuste somente para policiais e agentes penitenciários, mas que houve insatisfação de outras carreiras e ameaças de judicialização.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....