Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

FGV: falta de confiança na economia é o principal problema da América Latina

Em seguida, aparecem fatores como instabilidade política (para 36,9% dos entrevistados) e corrupção (citada por 25,2% dos entrevistados)
FGV: falta de confiança na economia é o principal problema da América Latina
Foto: Reprodução/FGV

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) mostra que 67,4% dos entrevistados apontam a falta de confiança na política econômica como o principal problema nos países da América Latina.

Já para 36,9% dos entrevistados, a instabilidade política é o principal problema da região, seguido por 25,2% que citam a corrupção. 

O resultado da pesquisa interrompe a recuperação que vinha sendo observada desde o segundo trimestre de 2020. O Indicador de Clima Econômico da América Latina (ICE), que havia passado para a zona de clima econômico favorável (101,4 pontos) na sondagem do terceiro trimestre, recuou 20,8 pontos no quarto trimestre, para 80,6 pontos. 

O ICE é medido pela média geométrica entre o Indicador da Situação Atual (ISA) e o Indicador de Expectativas (IE).

No terceiro trimestre, todos os países registraram melhora no ICE em relação ao trimestre anterior, e o Brasil liderou a lista da maior variação indicador, com uma queda de 104,2 pontos, passando de 176,9 para 72,7.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....