Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Economia entrará em recessão técnica se PIB do 3º trimestre for negativo

Os dados serão divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; projeções de mercado variam entre uma queda de 0,6% e uma alta de 0,3%
Economia entrará em recessão técnica se PIB do 3º trimestre for negativo
Foto: Rodrigo Freitas/O Antagonista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga às 9h de hoje (2) o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Se o resultado for negativo, a economia brasileira entrará oficialmente em recessão técnica. As projeções de mercado variam entre uma queda de até 0,6% e uma alta de até 0,3%.

O termo recessão técnica é usado para definir um período de dois ou mais trimestres consecutivos de queda do PIB. A comparação é feita com os três meses anteriores, e não com o mesmo período do ano no ano anterior.

Uma recessão, de fato, só é confirmada ao fim de de um ano. Com isso, o termo técnico é um indicativo de que o nível de atividade econômica perdeu força. O que dá esperanças ao governo de que a economia não vai encolher é que o ritmo de geração de empregos continua em alta.

Em outubro foram criados 253.083 empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência. No acumulado do ano, o número de vagas abertas com carteira assinada chegou 2.645.974.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....