Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Corte do IPI pelo governo federal deve ser ampliado para 33% nesta quinta

Bens produzidos na Zona Franca ficarão fora do alcance do corte; acerto foi feito para destravar votação do projeto de lei que mudou ICMS sobre combustíveis
Corte do IPI pelo governo federal deve ser ampliado para 33% nesta quinta
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O governo Jair Bolsonaro deve editar nesta quinta-feira (31) decreto que amplia de 25% para 33% o corte linear nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados.

A medida já havia sido anunciada por Paulo Guedes (foto), embora ainda não tivesse prazo para sair. No mesmo decreto, o governo pretende cumprir acordo fechado com a bancada do Amazonas e retirar do alcance do corte uma lista de bens produzidos na Zona Franca de Manaus, informa a Folha.

O acerto foi feito para destravar a votação do projeto de lei que mudou a cobrança do ICMS sobre combustíveis e permitiu a desoneração de PIS/Cofins sobre diesel, gás de cozinha e querosene de aviação.

A bancada do Amazonas reivindicou a reversão no corte do IPI alegando que os produtos da Zona Franca —entre eles, itens de linha branca e motocicletas— já são isentos do imposto e perdem competitividade quando a carga dos demais é reduzida.

 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....